Publicações

Separamos 7 dicas sobre Finanças que todo Profissional Liberal deve sa ...

Saber administrar as finanças é essencial para qualquer profissional. Ainda mais no caso dos profissionais liberais, que além de administrarem seu próprio negócio, não tem renda fixa, férias remuneradas e todas as seguranças que outros profissionais possuem. Pensando nisso, separamos algumas dicas que todos os profissionais liberais devem saber para administrar seus recursos com sucesso.



1 – Faça um planejamento financeiro

Gerenciar uma receita variável requer organização, acompanhar uma receita variável é mais difícil do que administrar uma receita fixa, o que obriga o profissional a saber um pouco de controle financeiro. Como não há periodicidade nos pagamentos e nem garantia do valor das receitas de cada mês, o planejamento financeiro torna-se o principal aliado para o sucesso financeiro.



2 - Calcular um preço justo é o primeiro passo

Precificar os serviços é uma das maiores dificuldades entre os profissionais liberais, devido a preocupação de que o preço alto pode afastar os clientes. A dica é: Não tenha medo! Quanto mais completo o serviço mais caro deve-se cobrar. Os clientes irão aceitar bem o preço final, se forem explicados todos os custos e detalhes do serviço prestado. Para ajudar a precificar os serviços o ideal é pesquisar na sua região quantos profissionais prestam o mesmo serviço e valor cobrado. Assim você terá mais segurança para estabelecer o valor adequado a ser cobrado.



3 – Considere todos os custos antes de fechar um negócio

Antes de fechar o preço de um serviço, é necessário considerar todos os gastos possíveis, considere as despesas com os materiais a serem utilizados, deslocamentos, telecomunicação, refeições, impostos e principalmente o tempo investido para execução do trabalho. Para evitar o problema de perceber que um serviço demorou mais que o planejado, é essencial pensar em todas as ocorrências possíveis de acontecer, assim o preço cobrado será suficiente para cobrir os custos, impostos e gerar ganho.



4 – É necessário rever seus preços regularmente

É altamente recomendado que revise o preço dos seus serviços a cada seis meses, manter o preço estável por muito tempo, pode significar perder lentamente a viabilidade do seu negócio.



5 – Você precisa de Capital de Giro 

Não se pode iniciar um negócio sem um capital de giro próprio, a utilização de capital de giro de terceiros é altamente onerosa e poderá inviabilizar o negócio. Manter o capital de giro próprio poderá garantir o futuro do negócio.



6 – Não misture o dinheiro da atividade profissional com o seu!

Um dos erros mais comuns e fatais para qualquer negócio, é misturar o dinheiro da empresa com suas contas pessoais. Manter as finanças de forma segregada é essencial, para ter uma visão clara do seu negócio e evitar a confusão patrimonial.



7 – Poupar parte dos ganhos é essencial

Imprevistos e contratempos são duas constantes na vida de um profissional liberal. Para superar esses obstáculos e honrar seus compromissos é desejável manter uma reserva financeira para emergências. Trata-se de uma regra fundamental para a sobrevivência do negócio, ser organizado e ter uma reserva financeira garante uma longa vida aos seus negócios.