Publicações

Seja produtivo no Trabalho

Priorização de tarefas, organização e planejamento são medidas essenciais para um bom rendimento profissional. O importante é, saber organizar seu dia, pois assim tudo fluirá com mais tranquilidade. Para alcançar os objetivos e metas que a empresa traça para você, é necessário manter a produtividade dos afazeres. Pensando nisso separamos algumas dicas para que você tenha um melhor desempenho profissional.



Faça lista de tarefas

Para garantir que você tenha foco no que realmente importa ao longo do dia comece suas atividades profissionais fazendo um levantamento do que deve ser realizado nos transcorrer das horas. Planeje e organize seu dia logo que chegar na empresa cheque sua caixa de e-mails, para verificar se existe alguma urgência que precisa ser resolvida. Faça o planejamento semanal de tarefas, no planejamento devem ser inclusas todas as atividades, sejam pessoais e profissionais. Segundo Marco Farbossi, coach e especialista em gestão de tempo e produtividade “ A recomendação é planejar cerca de 70% do tempo, deixando os outros 30% para contingências e urgências”. Este planejamento semanal ajuda evitar que você marque reuniões na sexta-feira, por exemplo, quando está naturalmente mais cansado. Aproveite os três primeiros dias da semana para os trabalhos mais pesados, deixe para quinta e sexta-feira trabalhos mais leves que não exigem tanto do seu lado intelectual. Isso vai ajudá-lo a ter bons resultados.



Priorize tarefas

Evite realizar várias atividades ao mesmo tempo, durante o dia é sempre bom relembrar o que você deve cumprir, quem são as pessoas com as quais você não pode deixar de falar. Estabeleça quais são as tarefas mais urgentes ou mais importantes, compartilhar as atividades com seu gestor é fundamental na definição de prioridades.



Fuja dos ladrões de tempo

São diversos os ladrões de tempo: e-mail, redes sociais, reuniões corporativas, um ponto importante é você definir quanto tempo ficará conectado, esse é um dos grandes problemas do trabalhador. Hoje o brasileiro perde em média 02 horas de trabalho por dia, por causa das redes sociais. Essa relação é complicada, porque esses meios apesar de atrapalharem são importantes ferramentas importantes,. para desenrolar os afazeres diários. As reuniões corporativas precisam ter um objetivo e serem ágeis. É importante manter cada coisa em seu devido lugar, assim não perderá tempo escasso e precioso procurando algo.



Relacione-se com pessoas

É importante circular pela empresa reservar tempo para conversar com subordinados, colegas de trabalho, nessas conversas sempre surgem novas ideias ou projetos. Caso você tenha um maior rendimento antes do almoço aproveite a parte da manhã para fazer isso.



Foque no trabalho resolva problemas.

Problemas pessoais podem ocorrer ao longo do dia, isto diminui a concentração e promove a improdutividade por isto, problemas pessoais devem ser resolvidos o mais rápido possível. Trace seu foco na solução do problema, assim você resolve de maneira ágil sem efeitos colaterais e fica livre para continuar concentrado no trabalho.



Faça pausas no trabalho

É recomendável pequenos intervalos a cada atividade realizada dependendo do tempo usado para executá-la e também a dificuldade da função. Se a atividade estiver muito complicada peça auxílio de outras pessoas em alguns momentos é difícil manter a concentração, o ideal é levantar-se, alongar o corpo, tomar um copo d’água, ir ao banheiro, tomar um ar, são atitudes pequenas que ajudam a relaxar a mente e melhoram a capacidade de pensar.



Mantenha uma boa alimentação

O que você ingere também influência no resultado do seu trabalho. Por isso não tenha uma alimentação saudável apenas para ter uma boa saúde, mas também para tornar as atividades mais produtivas. De acordo com os médicos o ideal é ingerir dois litros de água por dia, um corpo bem hidratado raciocina melhor. Prefira consumir frutas e alimentos ricos em fibras e proteínas. Comidas pesadas exigem muito tempo para digestão, consumindo energia do organismo provocando sonolência.