Publicações

Outubro Rosa: JGA promove a Manhã de Conscientização sobre o Câncer de ...

Na manhã de 17 de outubro a JGA Assessoria Contábil e a JGA Treinamentos realizaram, pelo quarto ano seguido, o evento que visa conscientizar homens e mulheres sobre o câncer de mama, assunto muito abordado em diversas campanhas durante o mês conhecido como Outubro Rosa.

A convidada para esclarecer o assunto foi Valéria Baraccat Gyy, que é psicóloga, jornalista e fundadora do Instituto Arte de Viver Bem. Diagnosticada com câncer de mama pela primeira vez em 2004, Valéria identificou a necessidade de levar informação como meio de alertar as pessoas e distribuir cidadania.

Durante a palestra, a fundadora do Instituto relatou as possíveis formas de prevenir a doença que de acordo com Sociedade Brasileira de Mastologia junto com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mamografia, 24.1% das mamografias disponíveis pelo SUS, em 2017, foram realizadas. Este número está muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que 70% das mulheres entre 50 e 69 anos façam os exames anualmente.

De acordo com Valéria Baraccat Gyy, a prevenção baseia-se no estímulo aos fatores protetores, entre eles, alimentação, nutrição e atividade física. “Pequenas mudanças de hábitos diários interferem na qualidade de vida, é necessário identificar os maus costumes para garantir a saúde do corpo”, afirmou.

Ainda segundo a palestrante é preciso controlar o peso corporal a fim de impedir a obesidade; e também evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação, principalmente na casa dos 20 anos é considerada um fator protetor.

Através desses cuidados é possível prevenir 40% do diagnóstico positivo, o restante é um fator genético, por isso a importância do rastreamento mamográfico e diagnóstico precoce. Após os 40 anos, todas as mulheres devem realizar o exame preventivo e a mamografia é o único método confiável para a detecção da doença. Recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez ao ano. Valéria ainda fez um alerta para os homens, relatando que o câncer de mama não é restrito apenas às mulheres e os homens também precisam estar atentos.

Após a palestra de conscientização, os funcionários e clientes que participaram da atividade foram convidados para um chá rosa, onde puderam se confraternizar.

A diretora da JGA Assessoria Contábil e a JGA Treinamentos, Grace Almeida falou sobre como essas ações fazem a diferença na conscientização de todos. “Mais de 70% da nossa equipe é formada por mulheres, nós entendemos que é fundamental dar apoio e contribuir com atividades sociais que incentivem nossos colaboradores a cuidarem da saúde”, garantiu Grace Almeida.

“Devido a importância do assunto, decidimos realizar eventos como este desde 2014, tendo em vista que o diagnóstico precoce é fator determinante para o tratamento” assegurou a diretora da JGA Assessoria Contábil, Francisneide Tancredi.

Jair Gomes de Araújo, diretor da JGA Assessoria Contábil e a JGA Treinamentos, por sua vez ressaltou a importância de realizar este evento esclarecedor para alertar homens e mulheres sobre os riscos da doença, já que o câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente.



Publicado em 18/10/2018